O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil, está situado no sudoeste da região Norte e tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste, e ocupa uma área de 152.581,4 km².

O estado é o extremo oeste da Região Norte do Brasil, com uma hora a menos em relação ao fuso horário de Brasília (DF), no Acre se localiza o último povoamento do Brasil a ver o sol nascer, na serra da Moa, na fronteira com o Peru.

Até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais, e na prática acabaram criando um território independente.

Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram e houve confrontos fronteiriços, gerando o episódio que ficou conhecido como a Questão do Acre.

Em 17 de novembro de 1903, com a assinatura e a venda do Tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu a posse definitiva da região. O Acre foi então integrado ao Brasil como território, dividido em três departamentos.

Tendo sido unificado em 1920, em 15 de junho de 1962 foi elevado à categoria de estado, sendo o primeiro a ser governado por uma brasileira, a professora Iolanda Fleming.

A intensa atividade extrativista, que atingiu o auge no século XX, atrai brasileiros de várias regiões para o estado, e da mistura de tradições sulistas, paulistas, nordestinas e indígenas surgiu uma culinária diversificada, que junta a carne-de-sol com o pirarucu, peixe típico da região, pratos regados com tucupi, molho feito de mandioca.

O transporte fluvial, concentrado nos rios Juruá e Moa, a oeste do estado, e Tarauacá e Envira, a noroeste, é o principal meio de circulação, sobretudo entre novembro e junho, quando as chuvas deixam intransitável a BR-364, que liga sua capital a cidade de Rio Branco a Cruzeiro do Sul outra localidade de destaque.

bandeira_acre_001

AAcrelândiaAssis Brasil
BBrasiléiaBujari
CCapixabaCruzeiro do Sul
EEpitaciolândia
FFeijó
JJordão
MMâncio LimaManoel UrbanoMarechal Taumaturgo
PPlácido de CastroPorto AcrePorto Walter
RRio BrancoRodrigues Alves
SSanta Rosa do PurusSena MadureiraSenador Guiomard
TTarauacá
XXapuri

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up