O Estado de Rondônia possui aproximadamente 1,53 milhões de habitantes distribuídos em 52 municípios. Localizado na região Norte do Brasil , a capital é Porto Velho, com mais de 300 mil habitantes. O antigo território federal do Guaporé foi criado em 1943. Em 1956, passou a se chamar Rondônia, em homenagem ao marechal e geógrafo Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). Rondônia passou à condição de estado em 1981.

A economia do estado de Rondônia é terceira maior de toda a região Norte, perdendo apenas para o Pará e o Amazonas, em 1995 ocorreu à construção de um Porto Graneleiro, em Porto Velho, e dois anos depois houve a abertura da hidrovia do rio Madeira viabilizando a comercialização da produção do estado.
O estado ocupa um lugar de destaque na produção de cacau, café, arroz.


O estado possui uma das maiores jazidas de cassiterita do mundo, e responde por 40% da produção nacional, no setor extrativista se destacam a madeira e a borracha. A produção de gado, principalmente de corte é destaque, inclusive com a utilização de tecnologia de ponta e mantém parceria em pesquisas com faculdades de São Paulo e de outros países.

Forte Príncipe da Beira esta localizado no município de Costa Marques. Construção faraônica dentro da floresta amazônica e monumento histórico mais antigo do estado, localizado à margem direita do rio Guaporé, fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia. São 970 metros de extensão e 10 de altura. Construído a mando do Rei de Portugal com objetivos militares, sem nunca ter, servido para tal finalidade. Obra iniciada em 1776 e concluída em 1783.

O estado tem um grande potencial turístico, ainda inexplorado.
Um dos rios que separam Rondônia da Bolívia, o rio Guaporé possui um rico ecossistema de transição entre o Pantanal e a Amazônia.

A energia elétrica consumida em Rondônia é gerada pela Usina Hidrelétrica Samuel e por um parque termelétrico operado pela Eletrobras Eletronorte e por produtores independentes de energia. Samuel tem potência instalada de 216 MW e é considerada um marco na história local. Sua construção possibilitou que uma antiga colônia de pescadores desse lugar ao município de Candeias do Jamari. A hidrelétrica foi concebida inicialmente para suprir as cidades rondonienses de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Abunã e a capital, Porto Velho. Atualmente, 90% dos 52 municípios do Estado são beneficiados com energia firme e segura desse sistema isolado da Eletronorte. Em 20 de novembro de 2002, a capital do Acre, Rio Branco, passou a ser abastecida também com a energia de Samuel. Em maio de 2006, esse sistema foi ampliado, permitindo que a geração térmica do Acre fosse substituída pela hidráulica, proporcionando a substituição da geração a derivados de petróleo. Além de Samuel, a Eletrobras Eletronorte opera a Usina Termelétrica Rio Madeira, que produz 90 MW. Somada à geração dos produtores independentes de energia, a potência instalada da Eletrobras Eletronorte em Rondônia é de 403 MW.

.

wikipedia

Link

Universidade Federal de Rondônia

.

[mappress mapid=”24″]

LISTA DE MUNICÍPIOS

A – Alta Floresta d’Oeste – Alto Alegre dos Parecis – Alto Paraíso – Alvorada d’Oeste – Ariquemes
B – Buritis
C – Cabixi – Cacaulândia – Cacoal – Campo Novo de Rondônia – Candeias do Jamari – Castanheiras – Cerejeiras – Chupinguaia – Colorado do Oeste – Corumbiara – Costa Marques – Cujubim
E – Espigão d’Oeste
G – Governador Jorge Teixeira – Guajará-Mirim
I – Itapuã do Oeste
J – Jaru – Ji-Paraná
M – Machadinho d’Oeste – Ministro Andreazza – Mirante da Serra – Monte Negro
N – Nova Brasilândia d’Oeste – Nova Mamoré – Nova União – Novo Horizonte do Oeste
O – Ouro Preto do Oeste
P – Parecis – Pimenta Bueno – Pimenteiras do Oeste – Porto Velho – Presidente Médici – Primavera de Rondônia
R – Rio Crespo – Rolim de Moura
S – Santa Luzia d’Oeste – São Felipe d’Oeste – São Francisco do Guaporé – São Miguel do Guaporé – Seringueiras
T – Teixeirópolis – Theobroma
U – Urupá
V – Vale do Anari – Vale do Paraíso – Vilhena

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up