Delmiro Gouveia (anteriormente Pedra) é um município do Estado de Alagoas, localizado na Mesorregião do Sertão Alagoano, Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco, esta na latitude 9,38° Sul e longitude 37,99° Oeste, tem área de 605,395 km², faz fronteira com Água Branca, Olho D´Água do Casado, Pernambuco, Sergipe e Bahia, e está a 256 metros acima do mar. Tem um clima quente e seco, uma população acima de 47.000 habitantes, a economia se baseia na industria textil, comércio, agricultura e pecúaria.

[om_gmap zoom=”14″ lat=”-9.385759499999999″ lng=”-37.9990194″ infowindow=”Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil” styles=”_neon_world”]

Até a segunda metade do séc. XII, as terras do atual município de Delmiro Gouveia fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso que abrangiam as terras do município de Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas e Mata Grande.

Em 1769, a referida sesmaria, foi leiloada na cidade de Recife, sendo arrematado pelo Capitão Faustino Viera Sandes, que se encantara com as excelentes pastagens da região.

Dessa forma, os três irmãos da família Vieira Sandes, vindos de Itaubá, desenvolveram o núcleo do povoamento Pedra, que teve essa denominação, em virtude da existência de grandes rochas na localidade.

Quando Delmiro Gouveia chegou à Pedra, em 1903, existia ali apenas uma pequena estação da Ferrovia Paulo Affonso e umas poucas casas de taipa, comerciante de couro de caprino (courinhos), instalando-se na pequena Pedra, dando inicio às grandes transformações em toda a região.

No dia 26 de janeiro de 1913, Gouveia inaugura na Pedra, a Usina Angiquinhos, a 1.ª Usina Hidrelétrica do Nordeste, através do aproveitamento do potencial hidráulico da Cachoeira de Paulo Afonso. A força elétrica acionava a bomba que conduzia, a água diretamente do rio até a Pedra, passando por tubos de 08 polegadas que despejava um jato de 25 litros d´água por segundo.

Antes mesmo que Recife (PE), a maior metrópole do Nordeste tivesse transporte elétrico, bandas e iluminação pública regular à Pedra já era dotada com eletricidade, considerada a melhor luz elétrica do Brasil.

E após um ano, em 05 de junho de 1914, Gouveia inaugura a fábrica de linhas Agro-Fabril Mercantil. A indústria gerou centenas de emprego, tanto na fábrica quanto no campo, tornando-se a primeira Vila Operária do Sertão.

A Vila Operária era composta por 258 casas, dispostas em 7 ruas: rua 15 de novembro, 7 de Setembro, 13 de Maio, Rio Branco, Floriano Peixoto, José de Alencar e Rui Barbosa.

Além da melhor energia elétrica do país, a Pedra possuía água encanada, fábrica de gelo, jardins, telégrafos, banda de música, cinema, tipografia, escola para crianças e adultos.

Foi elevado a município em 1952, e em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro hoje o município que leva seu nome tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Delmiro Gouveia município do Estado de Alagoas foi elevado a município em 1952, e em grande parte graças às ações pioneiras de seu afamado morador Delmiro.

.

Categorias: AL

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up