O caranguejo-uçá (Ucides cordatus cordatus, e tem coloração azulada, arroxeada ou avermelhada,   A espécie apresenta distribuição desde a Flórida (USA) até Santa Catarina (Brasil). Ocorre nas regiões de mangue do Brasil entre os estados do Amapá e Santa Catarina, com maior abundância a partir dos manguezais do Amapá até a Barra de Timonha, na divisa dos estados do Ceará e Piauí ).

O  caranguejo-uçá, é um dos mais importantes constituintes da fauna do ecossistema de manguezal. Na  época de reprodução chamado “andada”, os caranguejos saem das tocas e andam sobre a lama com o intuito de se reproduzir. Nessa ocasião, ocorrem competições entre os machos por causa das fêmeas que, depois de fecundadas, sobem nas raízes e troncos para liberar seus ovos que ficam presos ao abdome.

Nesse período, deve-se evitar a cata pois pode causar grave prejuízo à população de caranguejos e torná-los um recurso pesqueiro escasso. No Brasil, a cata do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativistas mais antigas, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização.

Na fase adulta, podem-se identificar os sexos observando algumas características externas no corpo desses animais. apresentam um alongado, estreito e com uma forma aproximadamente triangular. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de duas estruturas pontiagudas (gonopódios) que são os órgãos utilizados no acasalamento. Os machos também apresentam grande quantidade de “pêlos” (cerdas) em suas patas locomotoras (pereiópodos). apresentam um semicircular e alargado. Afastando o abdome da região ventral, nota-se a presença de quatro pares de apêndices chamados pleópodos que servem de apoio para carregar os ovos. Suas patas locomotoras apresentam poucas cerdas.

Tem como seu maior predador o homem, sua carne saborosa  é item desejado na culinária, também é o prato preferido dos guarás-vermelhos, responsáveis, inclusive, pela cor de sua plumagem.

O conhecimento sobre a biologia e o ciclo de vida da espécie é muito importante, pois auxilia os órgãos gestores e fiscalizadores na tentativa de evitar a redução dos estoques e a diminuição no tamanho de captura desse recurso pesqueiro.

Scroll Up