Caraguatatuba é um município do estado de São Paulo, no litoral norte, na microrregião de mesmo nome, sua população estimada é de 101.000 habitantes, sua área 484 km², Caraguatatuba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, o aniversário da cidade é dia 20 de Abril, e o gentílico é caraguatatubense.

O município está localizado entre o oceano Atlântico e a Serra do Mar, no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo onde nascem os principais rios que deságuam nas praias e onde se situa o Parque Estadual da Serra do Mar, distante da Capital 186 Km, e seus municípios limítrofes são Natividade da Serra a norte, Ubatuba a nordeste, o Oceano Atlântico a sudeste, São Sebastião a sul, Salesópolis a oeste e Paraibuna a noroeste.

A fundação de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando João Blau, capitão-governador da capitania de Nossa Senhora de Itanhaém (1653/1656), da qual era donatária a condessa de Vimieiro, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.

Não conhecendo de sua longa existência, por volta de 1770, o governador da capitania de São Paulo determinou ao comandante do destacamento da Vila de São Sebastião que fizesse erigir uma povoação na paragem chamada Caraguatatuba, juntando para ela todos os moradores que puder, delineando o lugar para a Casa da Câmara, cadeias e mais edifícios públicos, visto que já existia a igreja para a invocação de Santo Antônio.

Em 1806, graças a uma correição pelas Vilas Marinhas, se dando crédito ao administrador da capela, a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba passou a ser conhecida como Vila que Desertou, devido à mudança seus moradores para outros lugares. Após a correição, a Vila não só ressurgiu como progrediu tornando-se freguesia pela Lei n°336, de março de 1847.

Elevado à categoria de município pela Lei n°581, de 20 de abril de 1857, o município foi instalado em 23 de novembro de 1857.

Em 30 de novembro de 1947, através da Lei n°38, Caraguatatuba foi elevada à categoria de Estância Balneária, e a comarca foi criada em 1959 pela Lei n°5.282, e instalada em 23 de novembro de 1965.

Caraguatatuba ficou mundialmente conhecida pela dramática catástrofe ocorrida em 18 de março de 1967, quando uma tempestade de poucas horas provocou centenas de deslizamentos nas vertentes escarpadas da Serra do Mar. A serra avançou sobre Caraguatatuba despejando milhares de toneladas de lama e vegetação. Mais de duas décadas após a maior tragédia já ocorrida no Litoral Norte Paulista, Caraguatatuba recuperou-se e cresceu. A dor deu lugar ao esforço de reconstrução, os turistas retornaram, a vida voltou ao seu curso normal, e hoje é  o centro mais populoso e importante comercialmente em todo Litoral Norte.

.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”34″]

 

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up