Calçoene é um município brasileiro no estado do Amapá, Região Norte do país,  população estimada é de 10.000 habitantes e a área é de 14.269 km², seus limites são o oceano Atlântico a norte e leste, Amapá e Pracuúba a sudeste, Serra  do Navio a oeste e Oiapoque a noroeste.

A Vila do Lourenço, na beira da cachoeira do Firmino, como era conhecido antigamente o povoado que originou o município, era parte da província do Grão-Pará. Seus moradores viviam, basicamente, da exploração do ouro, nas minas do Lourenço – por isso o nome da vila.
O governo do território, após invasão por parte do governo de Caiena, resolveu retomar o povoado e suas terras, decretando a reincorporação da vila ao estado.
Em 22 de dezembro de 1956, ocorreu a emancipação da vila, que passou a se chamar Calçoene (calço-cunha), ene (norte).

Calçoene é o local onde mais chove no Brasil, com uma precipitação média anual de 4.165 mm, sendo que em 2000 foram registrados quase 7.000 mm de chuva. Comparativamente chove 3 vezes mais neste município do que em todo município de São Paulo. Entre janeiro e junho foram registradas uma média de 25 dias de chuvas por mês; o que significa que chove praticamente todos os dias.

No Rio Calçoene, Amapá, o tarpão (pirapema ou camurupim) ocorre em grandes quantidades dentro dos lagos, gerando condições especiais para a pesca esportiva dessa espécie, destaca-se por corredeiras e cachoeiras, como as de Asa Aberta e Firmino, localizadas em frente à sede do município de Calçoene.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

Calçoene é um município brasileiro no estado do Amapá.

Scroll Up