Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localiza-se a 22º52’46” de latitude sul e 42º01’07” de longitude oeste, a uma altitude de quatro metros acima do nível do mar, e distante 155 km da capital do estado.

Faz divisa com Armação dos Búzios a leste, Arraial do Cabo a sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, e Casimiro de Abreu e Silva Jardim a norte, é o sétimo município mais antigo da Federação brasileira, é o principal município da Região dos Lagos, e sua população estimada é de 188.000 habitantes.

Aniversário da Cidade é dia 13 de novembro, o topônimo Cabo Frio se originou, quando os primeiros expedicionários portugueses tiveram contato com o fenômeno causado pela Ressurgência, um fenômeno bastante marcante e peculiar para os navegantes lusitanos, pois em plena zona tropical, sentiram como se estivessem atravessando uma região de baixíssima temperatura, peculiar aos pólos.

Descoberto por Américo Vespúcio em 1503, Cabo Frio teve a sua colonização marcada pelo constante ataque de piratas franceses e holandeses. A cidade povoada através de concessões de sesmarias, foi o ponto de partida para exploração do pau-brasil.

Em 1615, os franceses foram derrotados pelos portugueses. E em 13 de novembro do mesmo ano fundam a cidade Santa Helena. Em 15 de agosto de 1616 instala-se o município, passando a cidade chamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.

O núcleo urbano prosperou lentamente até fins do século XIX, baseando-se a economia na agricultura com mão-de-obra escrava, realizada em grandes latifúndios. A abolição da escravatura ocasionou o colapso econômico de que Cabo Frio só se restabeleceria bem mais tarde, com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, e sobretudo a implantação da rodovia e da estrada de ferro.

A ferrovia Niterói – Cabo Frio, as melhorias no porto de Arraial do Cabo e a posterior inauguração da Rodovia Amaral Peixoto contribuíram para o aumento da produção do sal e para o transporte eficiente até o Rio de Janeiro e outros importantes centros consumidores do país.

O auge do desenvolvimento setorial ocorreu na década de 60, com a instalação de duas grandes usinas de beneficiamento de sal em Cabo Frio, e com a construção do complexo industrial da Cia. Nacional de Álcalis, no antigo distrito de Arraial do Cabo, que abriu salinas e passou a extrair conchas na lagoa para produção de barrilhas.

Atualmente, Cabo Frio é um dos mais importantes centros turísticos do Rio de Janeiro e do país, sendo o turismo a sua principal atividade econômica.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

.

[mappress mapid=”28″]

.

 

Scroll Up