Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas, na microrregião de Rio Negro, mesorregião do Norte Amazonense. Situado na margem direita do rio Negro, é o maior município do estado, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira no Pará. Possui uma área territorial de 122.475.728 km².

Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas

Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas
Barcelos foi a primeira capital do Amazonas, fundada em 6 de maio de 1758. O município foi criado em 1931.

A cidade de Barcelos teve origem em uma aldeia dos índios Manau, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, e se transformou na primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual Amazonas.

A história de Barcelos tem início em 1728, quando o Tuxaua Camandari, da nação Manau, começa a construção da Aldeia de Mariuá (Mariuá=grande braço), à margem direita do Rio Negro. A Aldeia então passa a ser a Missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá, com a chegada de Frei Mathias de São Boaventura é construída a primeira capela, ainda de palha, que recebe o nome de Nossa Senhora da Conceição, logo em seguida o lugar ganha um hospital e um colégio. A missão progrediu rapidamente e aos Manau juntaram-se Barés, Banibas, Passés e Uerequenas, anos depois Frei Mathias é substituído por Frei José de Madalena.

Em 1754 o Capitão Francisco Xavier Mendonça Furtado chega à Mariuá, para cumprir tratado de limites entre Portugal e Espanha, fica por dois anos na Vila e executa as primeiras obras no lugar, pontes, ruas, praça s,além de prédio para residência do demarcador espanhol e o palácio das demarcações. Em 6 de Maio de 1758 Mariuá é elevada a categoria de Vila com o nome de Barcelos e recebe a Capitania de São José do Rio Negro, tendo como primeiro Governador Joaquim de Melo e Póvoas. Em 1788 o Coronel Manuel da Gama Lobo D’Almada é nomeado Governador da Capitania e três anos mais tarde a sede da capitania passa para o Lugar da Barra (Manaus), retornando à Barcelos em 1799. Em 1808 a capitania é novamente transferida para o Lugar da Barra e em 1816, obedecendo a ordens do Governador Joaquim Vitório da Costa, são demolidos todos os prédios da Vila de Barcelos, à exceção do palácio, da provedoria e da Igreja, a vila tornou-se um ambiente depredatório, dizia-se á época que o Governador alimentava antipatia por Barcelos. Em 1876 é criada a Comarca de Barcelos, e em 28 de Novembro de 1930, através do Ato Estadual nº 45 é suprimido o município de Barcelos, tendo restaurado em 1931, pelo Ato Estadual nº 33, o Município de Barcelos, recebendo Foros de cidade em 31 de Março de 1938.

Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas

Sua Área é de 122.475,73 km² representando 7.7973% do Estado, 3.1784% da Região e 1.4415% de todo o território brasileiro. O município de Barcelos, situado na margem direita do Rio Negro é o maior município do Estado do Amazonas, com uma área territorial de 122.475.728 km². Está localizado a 396 km de Manaus e 496 km por via fluvial.

A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, açaí, castanha, macaxeira e mandioca, e não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.
Tem como sua principal fonte de renda a pesca sustentável de peixes ornamentais, destacando-se pela grande produção e pela exportação dos mesmos. Barcelos exporta mais de 20 milhões de peixes para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que de cada cinco peixes exportados, um é o cardinal.

Barcelos é um município brasileiro do estado do AmazonasDevido ao fácil acesso e grande extensão, esta praia abriga grandes eventos como luais, festivais e festas de final de ano. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.

Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400m de altura.Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

Barcelos é um município brasileiro do estado do Amazonas

Seus limites são a Venezuela a noroeste e norte; os municípios roraimenses de Iracema a nordeste e Caracaraí a leste; Novo Airão a sudeste e sul; Codajás e Maraã a sudoeste; e Santa Isabel do Rio Negro a oeste.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

O município possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 700 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up