Atalaia é um município brasileiro do estado de Alagoas, localiza-se a uma latitude 09º30’07” sul e a uma longitude 36º01’22” oeste, estando a uma altitude de 54 metros, e sua população estimada é de 42 000 habitantes.

[om_gmap zoom=”14″ lat=”-9.512324300000001″ lng=”-36.0088778″ infowindow=”Atalaia, Alagoas, Brasil” styles=”_bright_bubbly”]

Atalaia é um município brasileiro do estado de Alagoas

A cidade fica a 45 km da capital do estado, Maceió, tradicional cidade alagoana de economia predominantemente agrícola, e neste caso a cana – de-açúcar.

Atalaia tem sua história marcada não somente pelo episódio da destruição do Quilombo dos Palmares, mas também pelo fato de em suas terras, ter surgido a primeira usina de açúcar de Alagoas, a Usina Brasileiro, e uma das maiores do Brasil em sua época.

O significado do Nome, segundo alguns historiadores, é que Atalaia recebeu essa denominação por ter sido o local onde as forças que lutavam contra os Palmares ficavam de atalaia, ou seja ficavam de tocaia. Acredita-se, também, que foi uma homenagem feita pelo Rei de Portugal ao Visconde de Atalaia, quando os habitantes do povoado pediram ao Rei a criação da vila.

Por volta de 1697, Domingos Jorge Velho mandou construir a Capela de Nossa Senhora das Brotas, a primeira edificação de Atalaia, santa que considerava como sua protetora, e esta é ainda hoje a padroeira de Atalaia. Para tentar agradar à Coroa Portuguesa, Domingos Jorge Velho lhe envia carta comunicando o desejo de que a povoação iniciada por ele passasse a se chamar Vila Real de Bragança, para que a mesma ficasse sob a proteção da Casa de Bragança, para que mais rápido se desenvolvesse.

Porém, o pedido foi negado por D. José I, no final de 1700, Domingos Jorge Velho morre sem, no entanto, receber da Coroa Portuguesa o decreto de doação da sesmaria. Apesar do crescimento da povoação, o Arraial dos Palmares não era reconhecido pelas autoridades.

Somente em 12 de março de 1701, o Governador da Província de Pernambuco recebe Carta Régia determinando a criação oficial do arraial, porém com o nome de Arraial de Nossa Senhora das Brotas. No entanto, este nome não caiu no gosto dos habitantes, permanecendo os habitantes utilizando a denominação Arraial dos Palmares.

Somente em 1716, os filhos e a esposa de Domingos Jorge Velho recebem o decreto que doa a sesmaria onde hoje localiza-se Atalaia, como recompensa pela destruição dos Palmares. Durante o governo do 10° Ouvidor da Província de Alagoas, Manoel Álvares, os habitantes do Arraial dos Palmares, por seu intermédio, solicitaram ao Governo Português a elevação do arraial à categoria de vila.

D. José I atendeu em parte às reivindicações da população, elevando o Arraial dos Palmares à categoria de vila, porém, com o nome de Vila de Atalaia, em homenagem ao Visconde de Atalaia, do Condado da Província de Santarém, em Portugal, seu amigo particular. Este decreto data de 1 de fevereiro de 1764, considerada a data de sua fundação.

.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

.

Atalaia é um município brasileiro do estado de Alagoas

Categorias: AL

Multicipios Brasil

cool hunter

Scroll Up