A cidade de Anchieta está localizada no sul do Espírito Santo a 71 quilômetros da capital Vitória, com uma área territorial de aproximadamente 420 km² o município faz divisa com Guarapari e com Alfredo Chaves ao norte, Piúma e Oceano Atlântico ao sul, Oceano Atlântico ao leste, Iconha e Alfredo Chaves ao oeste.

Anchieta teve origem em uma aldeia de índios catequizada pelos padres jesuítas, o primeiro nome da cidade foi Reritiba, que em tupy significa lugar de muitas ostras. No dia 1 de janeiro de 1759, a então aldeia de Reritiba tornou-se vila, passando a se chamar Benevente. Mais tarde , pela lei provincial número 6, de 12 de agosto de 1887, a Vila de Benevente foi elevada a cidade com a designação de Anchieta, nome que foi ratificado pela lei estadual 1307 de 30 de dezembro de 1921.

A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1565, outros em 1567 e outros em 1569, mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto. Como este dia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, ela foi escolhida padroeira da cidade, assim Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil.

O nome Anchieta é uma homenagem a José de Anchieta, padre jesuíta espanhol, nascido nas ilhas canárias em 1534 e que viveu boa parte de sua vida, vindo a falecer na cidade que leva o seu nome. Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal, de lá veio para o Brasil na expedição do segundo governador geral Duarte da Costa.

Prefeitura

Wikipédia


[googleMap name=”Anchieta” description=”Cidade do estado do Espirito Santo” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Anchieta, espirito santo, brasil[/googleMap]

Related Articles
Scroll Up