Amaturá é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, localiza-se a oeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 1.072 quilômetros.

Ocupa uma área de 4 758,821 km² e sua população estimada é de 11.000 habitantes, o que faz deste o quinquagésimo oitavo município mais populoso do estado do Amazonas e o menos populoso de sua microrregião.

Gentílico é amaturaense, municípios limítrofes Jutaí, São Paulo de Olivença, e Santo Antônio do Içá.

As origens do município se prendem às de São Paulo de Olivença que remonta à missão de São Paulo Apóstolo, fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da bacia do rio Solimões, no final do século XVII.  Com a vitória dos  portugueses sobre os espanhóis após as disputas pelo domínio da região,  a antiga missão de São Paulo Apóstolo, depois aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença. O território destes experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamim Constant e Santo Antônio do Iça.

Em 1968 é enquadrado como área de Segurança Nacional. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional Nº. 12 o seu Distrito de Amaturá é desmembrado, passando a constituir, junto com território adjacente desmembrado de Fonte Boa, o município autônomo de Amaturá.

.

Prefeitura

Wikipédia

.

O Balneário do Igarapé Acuruy, situado em frente da cidade. É um ótimo local para levar a família e se divertir nas águas do igarapé, principalmente nos fins de semana, aproveitando o clima quente do norte do Brasil.

A Igreja São Cristóvão, é do Santo do Padroeiro do Município, situado na Principal Praça do mesmo nome, situado em frente do Município é um ótimo local para levar a família e se divertir principalmente nas festas do Santo, no mês de Julho.

O Encontro das Águas, vistos próximo da Praça São Cristóvão, o encontro do Igarapé Acuruy e o Rio Solimões, também chamado de Rio Amazonas.

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up