Aimorés é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, esta na Mesorregião do Vale do Rio Doce, é a principal cidade da Microrregião de Aimorés, está localizada no leste mineiro, divisa com o estado do Espírito Santo próxima à cidade de Colatina sendo banhada pelas águas do rio Doce.

A cidade fica a aproximadamente 450 km de Belo Horizonte (via BR-262), cerca de 160 km de Vitória, capital do estado do Espírito Santo e a 150 km de Governador Valadares, e é famosa por ser “a cidade mais quente do Estado de Minas Gerais”, as temperaturas podem chegar facilmente aos 35°C no inverno.

Denominada “a terra do sol eterno” a ocupação da região onde fica o município de Aimorés teve início em 1856, quando os primeiros posseiros, os irmãos João e Luís de Aguiar e um cunhado de nome Inácio Mançores, vindos da Paraíba do Sul (RJ), chegaram a propriedade do Tenente Francisco Ferreira da Silva, no município de Manhuaçu.

Ganharam as cabeceiras do rio Pocrane, no município de Ipanema, seguiram margeando-o até o rio Manhuaçu e por este desceram até a confluência com o rio Doce. Como o lugar oferecia vantagens econômicas, com seu solo fértil, caça abundante e rios piscosos, estabeleceram-se como produtores rurais e mineradores em busca de ouro e pedras preciosas.

Somente por volta de 1870 vieram para o município os desbravadores com o verdadeiro propósito de implantar o progresso por meio da agricultura e da pecuária. Entre esses destaca-se Paulo Martins dos Santos.

Denominaram a nova terra de Natividade, incentivaram a agricultura, a pecuária e foram aos poucos povoando o local que até então era dominado pela tribo dos tapuias ou aimures. Outras pessoas foram atraídas pela notícia da fertilidade e riqueza da zona e para lá se dirigiram, crescendo assim a localidade.

Em 1915 passou a chamar-se Aimorés, em homenagem aos primitivos habitantes da terra, os índios botocudos do grupo “aimure/guimaré” (aimoré) e foi elevada à categoria de município e cidade em 18 de setembro de 1925.

Prefeitura

Wikipédia

Ferrovia

[googleMap name=”Aimorés” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Aimorés,minas gerais, brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter

One thought to “Aimorés.”

Comments are closed.

Scroll Up