Por volta de 1920, vieram para a localidade de Água Santa imigrantes italianos oriundos das regiões de Antônio Prado, Veranópolis, Garibaldi e arredores, formando assim o primeiro núcleo de moradores.

Quando esses se fixaram na região, descobriram uma gruta natural, distante 2 km da atual sede do município. Nesta gruta brotava uma fonte cuja água era considerada milagrosa pelos primeiros moradores, que acreditavam ter ela curado várias doenças. Hoje é o principal ponto turístico do município, considerado um lugar santo.

Do ponto de vista étnico, a população de Água Santa, em 95% é composta de descendentes de origem italiana; este fato é responsável pela presença de costumes, hábitos e tradições italianas, especialmente, a profunda religiosidade do povo, tradicionalmente católico. Os índios que somam-se sessenta famílias, numa área de 602 hectares, denominada de Posto Indígena do Carreteiro.

wikipedia

Prefeitura  Municipal

[googleMap name=”Água Santa” description=”Cidade do estado de Rio Grande do Sul” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Água Santa, Rio Grande do Sul[/googleMap]

Scroll Up