Conta-se que em 1814 um índio escravo da fazenda de Herculano José da Silva saiu para caçar em companhia do filho do fazendeiro. Perderam-se na mata; para se orientar o índio escravo subiu numa árvore e avistou uma faixa muito verde de terra. Caminhando para lá, encontrou uma cacimba que batizou de “Mutambá”. Ao erguer o líquido com as mãos, afirmou ser água branca. Seguindo o curso do riacho Bom Jesus, e,  voltam à fazenda, o índio relatou o fato despertando interesse de várias pessoas  que mudaram-se para o local, dando origem ao povoado.

O município de Água Branca situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. Entretanto, o relevo do é acidentado e com elevadas altitudes, formado por um conjunto de serras alongadas e alinhadas ao longo da estrutura geológica. A vegetação nativa é composta por caatinga xerófila.

O município está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas e da sub-bacia Piancó. Tem como principais tributários o Rio Jenipapo e os riachos do Macaco, Marcelo, dos Canucos, do Exu, São Francisco, Bom Jesus, do Mel e da Glória. Os principais cursos d’ água no município têm regime intermitente.

Com a população era estimada em 8.506 habitantes. Área territorial de 221 km².
Água Branca é conhecida por fazer a maior festa de São Pedro da Serra.

Wikipedia

Prefeitura Municipal

link

[googleMap name=”Água Branca” description=”Cidade do estado da Paraíba” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Água Branca, Paraíba, Brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up