Açucena é um município brasileiro do leste do estado de Minas Gerais, fica na Mesorregião do Vale do Rio Doce e na Microrregião de Ipatinga, é banhado por dois rios: Santo Antonio e Corrente, no rio Santo Antônio encontra-se duas usinas hidrelétricas, a Usina de Salto Grande e a Usina de Porto Estrela inaugurada em outubro de 2.001, localizada nos municípios de Açucena, Braúnas e Joanésia.

O município não é industrializado, contudo existe a industrialização do leite e da madeira, por apresentar grande área, com pouca exploração o município de possui grande criação de gado, há extensas fazendas e a pecuária é uma das principais riquezas do município, e há ainda criação de suínos, eqüinos, muares e ovinos.

Em 1824, D. Pedro I ordena a João Maciel da Costa a criação de um quartel para aldeamento dos índios botocudos, no local chamado Nanuque, à margem esquerda do rio Santo Antônio. À margem oposta do rio, numa pequena praia, surge, por volta de 1860, o povoado de Travessão. A comunidade cresceu, instalando-se o distrito, que teve sua denominação mudada para Travessão de Guanhães, em 1923. Em 1938, restituiu-se a primitiva denominação. E, ao ser elevado a município, em 1943, recebeu o nome de Açucena.

Prefeitura

Wikipédia

Link

.

[googleMap name=”Açucena” description=”cidade do estado de Minas Gerais” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Açucena, minas gerais, brasil[/googleMap]

Scroll Up