Inicialmente habitado pelos índios Cariris, a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região, com principal destaque ao Sargento- Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco e Tomás de Araújo Pereira, português natural do Minho que se estabeleceu na fazenda Picos por volta de 1750.
A pequena cidade de Acari, no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui população de aproximadamente 11.000 habitantes, sendo  que 80% estão na área urbana. A cidade possui área de  de 596 quilômetros quadrados. A cidade de Acari se encontra em localização privilegiada, iniciando uma paisagem sertaneja digna de cartão postal. Uma cidade com características naturais marcantes, numa paisagem rica em montanhas e rochedos, uma patrimônio histórico-cultural expressivo e que se diferencia da maior parte do estado.

Tem com a barragem do Açude Gargalheiras a formação de um magnífico espelho d’água, com capacidade para armazenamento de 40 milhões m³ que se constitui no major base para o desenvolvimento de turismo do Município.
É considerada a cidade mais limpa do Brasil e abriga um importante acervo religioso do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Histórico de Acari, por exemplo, foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964.
Prefeitura Municipal
Scroll Up