A área onde o município está localizado, começou a ser povoada por Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, quando dividiu a capitania em sesmarias no ano de 1535. Em 1548, o almoxarife-mor de Pernambuco, Vasco Fernandes fundou o Engenho Jaguaribe dando início ao povoado que deu origem ao município.

O município tem em seu sítio arqueológico as ruínas da Igreja de São Bento, no engenho Jaguaribe. No engenho Utinga afirma-se ter-se escondido Frei Caneca em 16 de setembro e 17, quando da derrota na revolta conhecida como Confederação do Equador em 1824 em Pernambuco. Hoje estudos arqueológicos estão sendo feitos no local, já tendo sido encontrados vestígios da passagem dos holandeses nas terras de Pernambuco, na cidade de Abreu e Lima.

O município está localizado na Região de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (RMR), polarizadora de fluxos econômicos. A área metropolitana abriga também os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba e Moreno.
Economicamente,  está voltada para a agroindústria, produção de álcool e de açúcar. Nas atividades agrícolas, se destacam o monopólio da cana-de-açúcar e o cultivo de coco, banana, inhame, mandioca, acerola e maracujá.
O folclore é um dos maiores atrativos de Abreu e Lima. Os visitantes podem desfrutar das batidas fortes dos tambores dos maracatus (foto) e dançar uma boa ciranda comandada por D. Odete do Coco.
Quem quiser conhecer um pouco dessas manifestações culturais, uma boa sugestão é visitar Abreu e Lima durante a Festa da Emancipação, no dia 14 de março, a mais movimentada da região.
Para quem quiser se divertir e ao mesmo tempo aproveitar a natureza,

Wikipedia

link

[googleMap name=”Abreu e Lima” description=”Cidade do estado de Pernambuco” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abreu e Lima, Pernambuco, Brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up