A cultura do café, maior riqueza do Município deu incentivo ao seu desenvolvimento, e ao rápido povoamento em seu território. A localidade foi elevada à categoria de Distrito, com o nome de Lageado, em 1939, fazendo parte do Município de Santo Antônio da Platina.

Abatiá – de origem tupi “aba”… cabelo + “ti”…brancos, alourados + “á”… semente: o grão estigma de milho; a denominação tupínica vem dos filamentos ruivos e esbranquiçados que envolvem a espiga de milho por baixo da palha.

O núcleo de povoamento que deu origem ao município de Abatiá surgiu em 1925. Neste período um grupo formado por Antônio Maria, João Carvalho, Cândido Coelho, José Vicente, João Ramalheiro e Manoel José Pereira, todos acompanhados de seus familiares, estabeleceu-se num ponto nas margens do Rio Laranjinha, região norte paranaense, dando início ao trabalho de derrubada de mata e ao cultivo do solo.

Wikipedia

Prefeitura Municipal

Link

[googleMap name=”Abatiá” description=”Cidade do estado do Paraná” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abatiá, Paraná, Brasil[/googleMap]

Share on FacebookPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Tweet about this on Twitter
Scroll Up