A origem do município de Abaetetuba está relacionada com a história de Abaetetuba e Beja, que, a princípio, constituíam vilas distintas e, posteriormente, foram integradas, passando a pertencer ao mesmo município.

Há tempos atrás, frades capuchos de Santo Antônio, fundam o Convento do Una, em Belém, em 1617, Nesse território construíram uma aldeia com caráter de missão religiosa, e percorrem as terras onde habitavam os índios remanescentes da tribo Mortiguar. Onde várias aldeias, mais tarde, formaram uma comunidade indígena em seu entorno.

O nome primitivo do município era Abaeté que, na língua tupi, significa ‘homem forte’ física e moralmente, valente, prudente, sábio e ilustre. Atualmente, o Município é composto pelo centro urbano da cidade de Abaetetuba e pelo distrito de Vila de Beja.

Às margens do Rio Maratauíra – ou Meruú – um dos afluentes do Rio Tocantins, Abaetetuba é uma cidade que guarda tantas peculiaridades, que reflete na cultura da paixão pela terra, sendo seu povo, alegre e hospitaleiro.

A cidade reúne elementos históricos, paisagísticos e culturais dignos de serem visitados e admirados. As belíssimas igrejas, como a secular Igreja de São Miguel na Vila de Beja e a Matriz de Nossa Sra. da Conceição, e modernas como a de Nossa Sra. de Nazaré e o Santuário de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, um dos maiores do estado.

Para os que adoram o Verão, o município tem preciosas oportunidades .

A famosa praia de  rio, a praia BEJA , às margens do rio Pará, encanta os visitantes pela beleza e agito , na temporada de julho. Existe ainda as praias do Guajará de Beja e da Ilha do Capim,  um convite ao ecoturismo, com trilhas pela mata. Além de inúmeros balneários, com igarapés de águas refrescantes e vegetação exuberante.

wikipedia/Abaetetuba

Link

[googleMap name=”Abaetetuba” description=”Cidade do estado do Pará” width=”560″ height=”500″ directions_to=”false”]Abaetetuba, Pará, Brasil[/googleMap]

Scroll Up