AM:

Envira.

11 jul 2010 by claudia, No Comments »

Envira é um município do estado do Amazonas. Microrregião: Juruá, Mesorregião: Sudoeste Amazonense. Distante da capital, Manaus 1.206,2 km.

A história do Município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e de alguns imigrantes de outros locais determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do “status” que no regime de arrendamento predominava nos seringais.

São bem importantes a flora e a fauna do município, principalmente a primeira, na qual sobressaem a seringueira e madeira de boa qualidade como: aguano e o cedro. Na fauna citam-se, por exemplo: onça, maracajá, queixada e capivara. O município possui igarapés e lagos, para não falar no rio que lhe banha a sede em cujas águas podemos encontrar os mais belos matupás, salientando-se a Vitória-Régia, que sem dúvida alguma é um motivo de atração para quem visita a região.

A denominação do município originou-se do rio Envira, principal afluente do Tarauacá. Consta que entre os primitivos habitantes da região – Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros, havia uns índios anões cuja estatura de pouco mais de 1m e outros que eram dotados de um apêndice caudal, à semelhança dos símios.

A história do município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e alguns imigrantes de outros locais dos determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do “status” que do regime de arrendamento predominante nos seringais.
Datam de meados do século XIX as penetrações pelo rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravantes dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o término da II Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória, dos conhecidos “soldados da borracha”, os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do rio Tarauacá, afluente do Juruá.

.

wikipedia

Prefeitura Municipal

link

.

Tags:

Divulgue a Cidade:
  • Twitter
  • Facebook
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Digg
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • Turn this article into a PDF!
  • RSS
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading ... Loading ...

Leave a Reply

Mapas do Brasil.

Variedades

Mapas do Brasil.

… Cartografia da América portuguesa e do Brasil Império. . … Os mapas produzidos após o descobrimento do Brasil, além

26 abr 2011 | No Comments
200 dias de Multicipios Brasil.

Variedades

200 dias de Multicipios Brasil.

 Multicipios  percorreu a fase de ajustes de hospedagem dos dados e os desdobramentos previstos no projeto inicial, de forma tranqüila,

14 abr 2011 | No Comments
Convite Especial

Variedades

Convite Especial

. Existem maravilhas no Brasil, algumas bem perto de você… seja pela geografia, por um laço afetivo, o sonho de

6 set 2010 | No Comments